Estamos aqui hoje para falar do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
O Aedes é originário do Egito, na África, e vem se espalhando pelas regiões tropicais e subtropicais do planeta desde o século 16, período das Grandes Navegações. Admite-se que o vetor foi introduzido no Novo Mundo, no período colonial, por meio de navios que traficavam escravos.
Ciclo de vida
O desenvolvimento do embrião do Aedes aegypti leva cerca de 48 horas e a partir de então o ovo torna-se extremamente resistente. Ele pode sobreviver até um ano sem umidade, eclodindo ao primeiro contato com a água. O ciclo de transformação até a fase adulta, é realizade em cerca de 10 dias em temperaturas próximas á 30ºC. Em períodos frios, o ciclo pode durar três ou quatro vezes a mais.
Picada
Picadas podem acontecer em qualquer parte do corpo que esteja exposta, apesar de ocorrerem com mais frequência nas pernas e, principalmente nos pés. Pois nessas regiões possuem ácido que geram um cheiro bem característico e que tende a atrair mais o mosquito. O cuidado deve ser no corpo inteiro pois o mosquito pode picar outras partes do corpo também. O mosquito geralmente pica durante o pôr-do-sol.
Alimentação
Machos e fêmeas do Aedes aegypti alimentam-se de substâncias açucaradas, como néctar e seiva. Somente a fêmea pica o homem para sugar sangue (hematofagia), alimento necessário à maturação dos ovos. Geralmente, a hematofagia é mais voraz a partir do segundo ou terceiro dia depois da emergência da pupa e da cópula com o macho.
Modos de prevenção
A Dengue, a Zika e a Chikungunya são doenças que podem ser devastadoras, por tanto existem maneiras de preveni-las.
Sintomas
Dengue, Zika e Chikungunya matam, se apresentar algum desses sintomas o médico deverá ser consultado.
interessante
ResponderExcluirObrigada Eduardo! :)
ExcluirBem informativo
ResponderExcluirObrigada, ficamos felizes que gostou! :D
Excluir