quinta-feira, 19 de maio de 2016

O Budismo na China


          Olá pessoal, tudo bem?

  No post de hoje viemos falar sobre um assunto de História que estamos estudando no 2º bimestre cujo o tema é o budismo na China, uma religião que foi dificilmente aceitada pelo governo chinês, Buda é quem alcança a nirvana.

Budismo

  O budismo é uma religião com ensinamentos de Sidarta Gautama, um príncipe nascido no século VI a.C, numa região pertencente a Índia. Sidarta cresceu no palácio cercado de luxo, certo dia deixou a sua morada, decidiu viver entre os pobres e meditar, desejava descobrir porque o ser humano sofre.

Príncipe Sidarta Gautama

  Depois de tempos chegou a uma conclusão, o problema era “o desejo”. O desejo de ter tudo. Acreditava que libertando-se desse problema eliminaria o sofrimento alcançando o nirvana, que é um conceito básico de religião e a meta máxima da prática espiritual, paz.

  Várias pessoas começaram a segui-lo chamando-o de Buda. Para se purificar e chegar ao nirvana, Buda aconselhava seguir oito regras:                                                                                                                       
- Ter boas intenções;
- Ser honesto;
- Esforçar-se o suficiente;
- Evitar maus pensamentos;
- Concentrar-se ao fazer as coisas;
- Ser justo nas decisões;
-  Falar somente o necessário e, no momento oportuno;
- Fazer o que é conveniente.

Estátua de Buda na China


  Os comerciantes foram os principais responsáveis pela entrada do budismo na China, pelo fato de ter contato pelas rotas de comércios com outras regiões, por isso os centros budistas chineses se localizavam nas áreas comerciais. Assim como o cristianismo, o budismo se espalhou da Roma para o resto da Europa.

Templo Budista


  O governo chinês baixou um decreto acusando o budismo de ser uma religião estrangeira e que queria enfraquecer a China. Com isso, o budismo sofreu um duro golpe na China. No restante do país, os budistas, continuaram praticando seus cultos e mantendo seus mosteiros. O governo não conseguiu abolir a religião em todo o país pelo fato de ter um imenso território.

Estátua de Buda na China


Fonte: Livro de Historia Sociedade e Cidadania, 
Alfredo Boulos Júnior, editora FTD



2 comentários: